Como trabalhar como um Freelancer ? - Pesivaldo Bispo

Como trabalhar como um Freelancer ?

Share This

Freelancer é um profissional que trabalha de forma autônoma prestando serviços para empresas por períodos determinados de tempo.  

O que é necessário para ser um freelancer?

Ter disciplina para garantir que tudo será entregue no prazo, já que você não terá um chefe nem alguém te perguntando se tudo está em dia.

É Necessário ser MEI para ser um freelancer ?

O Microempreendedor Individual foi a forma encontrada pela legislação brasileira para regularizar a quantidade crescente de freelancers no país. 

Uma das principais vantagens é o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que permite a emissão de nota fiscal e abre uma série de possibilidades de trabalhos com empresas.

O MEI está isento de tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL, algo que só é cobrado a partir da Micro empresa (ME), os únicos tributos cobrado é somente INSS para Previdência Social e ISS do município que mora.

Quais são as vantagens e desvantagens?

Vantagem:

É a flexibilidade que esse tipo de trabalho proporciona, além de fazer seu próprio horário, como autônomo você também poderá trabalhar no ambiente em que preferir(em casa, em cafés, em bibliotecas), com as roupas que quiser, e poderá tirar férias quando for melhor para você.

Desvantagem:

Um ponto negativo é que, como autônomo, você não terá direito a uma série de coisas garantidas para quem for contratado sob o regime da CLT, como 13º salário, folgas remuneradas e FGTS.

Baixe nosso e-book é grátis